Simulado Detran MG – Placas de Trânsito
Simulado Detran MG Placas
Este é um Simulado Detran de Placas De Trânsito
Ao final, você verá seu resultado! E poderá conferir quantas respostas acertou e também, as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Detran de Placas De Trânsito
Ao se preparar para sua prova teórica do Detran MG é preciso estar atento aos conteúdos nos quais serão cobrados, principalmente as placas de trânsito.
Pois, trata-se de um dos temas fundamentais ao qual você deve-se atentar.
Simulado Detran MG – Placas de trânsito
As placas de trânsito têm um papel fundamental quando se trata de segurança no volante. Pois, essas sinalizações são responsáveis por orientar motoristas sobre possíveis perigos e evitar acidentes. Sendo assim, estudar as placas de trânsito é de suma importância quando se trata da responsabilidade dos condutores. Sendo assim, existem ao todo cinco grupos onde estão divididas essas sinalizações. As placas de trânsito se dividem em placas de regulamentação, placas de advertência, placas de indicação, sinalização horizontal e gestos de autoridade. Portanto, a fim de explicar melhor, vamos detalhar elas a seguir.
As placas de regulamentação possuem borda vermelha, fundo branco e geralmente tem formato circular. Sendo assim, as únicas exceções quanto ao formato dessas placas são as de “parada obrigatória” e “dê preferência. As placas de regulamentação organizam o fluxo do trânsito e ajudam a prevenir acidentes. Ou seja, alertam os condutores sobre possíveis proibições e restrições. As placas de advertência têm o objetivo de alertar e fazer recomendações aos motoristas quando se trata de vias perigosas no trânsito. As placas de indicação têm esse nome por indicar aos condutores onde encontrar certos serviços que venham a ser necessários. Como exemplo, postos de gasolina.
As placas de sinalização horizontal fazem a comunicação de pedestres e condutores, portanto determina como deve ser feito o trajeto da via. Sendo assim, o objetivo principal é manter o trânsito tranquilo e organizado evitando assim, acidentes. Os gestos de autoridades de trânsito são responsáveis por informar aos condutores uma ordem de poder maior. Ou seja, é necessário que os motoristas obedeçam à ordem na qual está sendo feita através dos gestos do agente de trânsito.
Importância das placas de trânsito
Todas essas informações presentes em placas de trânsito são responsáveis por evitar acidentes nos quais poderiam ocorrer caso elas não estivessem ali. Portanto, prestar atenção ao que essas sinalizações dizem e respeita-las pode poupar sua vida e a de um desconhecido.
Sinalização horizontal e vertical
Primeiramente, as sinalizações horizontais são todas aquelas pintadas na pista de rolamento. Esses sinais têm como objetivo orientar os motoristas sobre possíveis mudanças na via. Consequentemente, essas sinalizações ajudam na organização do trânsito. A sinalização vertical é responsável por comunicar aos condutores possíveis restrições e proibições em vias rurais e urbanas. Dessa maneira, o trajeto passa a ser feito com mais cautela, aumentando a segurança.
Sinalização luminosa
Primeiramente, trata-se de uma forma de orientação de trânsito feita através das luzes. Sendo assim, ela tem como objetivo controlar o deslocamento de veículos e pedestres. As luzes verdes, vermelhas e amarelas fazem parte dessa forma de sinalização e cada uma possui um significado.
- Verde – Está tudo bem, pode prosseguir;
- Vermelha – Cuidado, pare;
- Amarela – prossiga com atenção.
Dispositivos de sinalização
Assim como as placas de trânsito esses dispositivos possuem a função de alertar os motoristas enquanto sinalizam o melhor trajeto. Há alguns tipos específicos de dispositivos de trânsito, vamos esclarecer quais são eles a seguir. Os dispositivos delimitadores, tratam-se das unidades refletoras vistas pelos motoristas durante a noite, pois refletem a luz de seu farol. Os dispositivos de sinalização de alerta referem-se ao formato da via onde o condutor se encontra. Como exemplo, pavimentos rugosos, pavimentos fresados, ondulação transversal a via.
Os dispositivos de proteção contínua são elementos colocados durante toda a via com objetivo evitar que veículos e pedestres ultrapassem determinado local. Sendo assim, tratam-se de barreiras de concreto. Os de uso temporário são utilizados geralmente em situações de perigo e acidentes e tem como finalidade avisar aos demais condutores sobre a situação. Como exemplo os cones, cavaletes, dispositivos luminosos. O painel eletrônico é colocado no decorrer da via e visa passar aos motoristas informações relacionadas a possíveis acidentes, obras e mais situações.
Multas devido ao desrespeito às placas
Multas devido ao desrespeito as placas de trânsito podem variar de 200 até 3000 reais dependendo da gravidade da infração. Portanto, em caso de dúvidas, pode-se acessar o site oficial do Detran MG ou do seu estado e consultar as leis. Lembrando, o condutor pode levar até sete pontos na carteira, portanto, correndo o risco de ser impedido de dirigir. Portanto, essas sinalizações visam preservar a vida de condutores e pedestres e devem ser respeitadas. Ao desrespeitar as placas de trânsito você põe a sua vida e a de outras pessoas em perigo. Pois, pagar uma multa não chega nem perto do prejuízo financeiro e emocional no qual pode causar. Portanto, dirija com responsabilidade.